Pare o sangramento do corte

Rapaz com o rosto machucado após fazer a barba incorretamente.
Ninguém merece ficar com a pele do rosto sangrando. Com algumas medidas, é fácil parar sangramentos desse tipo com segurança. (Créditos: Shutterstock)

Desde você, que acompanha o Mano a Mano e sabe a importância das lâminas de alto desempenho para se tornar um mestre do barbear, até um garoto que está aprendendo a raspar a barba, sempre há chance de se cortar de vez em quando. Não importa se por causa de uma irregularidade na pele (um cabelo encravado, por exemplo), ou imprudência na hora de usar o aparelho, ficar com uma ferida no rosto nunca é legal. A pele da face é uma região bastante vascularizada, o que a torna muito sujeita a sangramentos.

E, na hora que o sangue começa a sair, todo homem no mundo já teve o reflexo de recorrer ao papel higiênico, certo? Pois imagine um produto repleto de impurezas como esse, de fácil dissolução, amolecendo bem em cima de uma ferida aberta. Apesar do nome, não me parece nada higiênico. É por isso que o #P vai te ensinar, passo a passo, como parar um sangramento causado por corte de lâmina de barbear. Confira:

1. Pressione um pano morno em cima do corte por 30 segundos, até que o sangramento diminua ou pare. A água morna ajuda a limpar o local e a tornar mais lenta a perda de sangue.

2. Aplique um tônico à base de hamamélis (também conhecido como avelã-bruxa) ou outro produto pós-barba sem álcool para desinfectar a ferida.

3. Segure um cubo de gelo contra o corte por 15-30 segundos, para contrair os vasos sanguíneos. Isso deve parar de sangrar completamente.

4. Uma dica pouco conhecida é a utilização de manteiga de cacau ou algum outro "lip balm". Invista num produto nunca antes usado (ou corte a ponta de um já utilizado para livrar o produto de micro-organismos) e aplique sobre o corte. Isso irá fornecer uma barreira nutritiva que mantém o sangue dentro e as impurezas fora, evitando possíveis infecções.

5. Deixe a manteiga de cacau ou "lip balm" agir por 30 minutos, isso deve ser o suficiente para a ferida ser drenada. Em seguida, limpe suavemente o produto (e talvez o pouco de sangue) que haverá sobre sua pele. Além disso, o ligeiro excesso de bálsamo que fica dentro do corte, ajuda a nutri-lo.

6. Trate o local do corte com um hidratante calmante. Idealmente, você já aplicou um bálsamo pós-barba para todo o seu rosto após o barbear. Mas um tratamento local para esse corte vai catalisar o processo de cura.

Por: João Vítor Castanheira



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS