10 atitudes que acabam com o visual

Homem com o rosto machucado após fazer a barba incorretamente.
Barbear de forma incorreta, sem utilizar espuma ou gel, pode irritar a pele e acabar com a sua melhor aparência. (Créditos: Shutterstock)

Você pode ser geneticamente privilegiado, ter o melhor papo, pode até se vestir bem. Mas é fato que, assim como alguns hábitos ajudam a melhorar a aparência, existem outros que influenciam negativamente na beleza. Até as maiores virtudes perdem força quando se abre espaço para inimigos reais da saúde do corpo. Cigarro, estresse e açúcar demais são alguns deles. A seguir, você confere quais são as outras más condutas que agridem a aparência do homem:

1. FUMAR

Em um cigarro comum há mais de 50 substâncias que causam câncer, ou seja, é um veneno poderoso contra o organismo humano. Ao fumar o tabaco, você está, de fato, matando as células, bem lentamente. Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos. Imagine quem fuma mais de um por dia. Resultado: a pele fica grossa e amarelada, sem viço e opaca por causa da nicotina. Os radicais livres formam moléculas destrutivas que danificam o DNA, levando a pele a ficar pálida e com marcas de expressão.

2. ESTRESSE

O estresse emocional altera nossos hormônios e isso pode deixar a pele mais oleosa e até aumentar a acne. O estresse também diminui as defesas naturais, deixando a pele mais predisposta à doenças e infecções. As mais comuns são herpes, alergias, erupção cutânea e até vitiligo, problemas que podem prejudicar bastante uma boa apresentação.

3. BEBIDAS ALCOÓLICAS

O álcool tem efeitos de curto e longo prazo sobre sua aparência. Ele causa desidratação, além de fornecer várias calorias que podem te deixar com a famosa "barriguinha de chope". Além disso, vasos dilatados no abdômen e pescoço, vasinhos arrebentados no rosto, palmas das mãos avermelhadas e quentes, rosto "afogueado", manchas brancas nas unhas, além de um nariz que vai crescendo graças ao aumento das tais glândulas e poros, ficando inchado e congestionado. É a partir desse conjunto de sinais que vem a expressão "cara de bêbado", a qual, além de representar malefícios para a saúde, estragam a aparência.

4. POSTURA RUIM

Ombros baixos e uma postura ruim não passam o mínimo de confiança e ainda contribuem para uma aparência de cansado. Ficar ereto faz com que os músculos pareçam mais definidos e firmes, o que transmite, ao menos na visão dos outros, uma certa firmeza e segurança. Além disso, além da questão estética, deixar a postura desalinhada pode causar problemas sérios de coluna.

5. QUEIMAR O DIA TODO NO SOL

Não é novidade para ninguém que "torrar" no sol, especialmente no verão, é péssimo para saúde. Além de evitar a vermelhidão no visual, o protetor solar previne contra o envelhecimento precoce e o câncer de pele, o que mais mata homens no Brasil. Para os que sofrem com a pele oleosa, o filtro em gel é uma ótima alternativa. Filtros solares de 70 fps para as peles mais claras e 30 fps para as peles mais escuras já são o suficiente - mas lembre-se de reaplicar ao longo do dia. E nada de ficar parecendo um camarão e ferrar com sua aparência, heim?!

6. CONSUMO DE AÇÚCARES E GORDURA

Se consumido excesso, o açúcar é responsáveis por um processo de envelhecimento celular da pele chamado "glicação". Nesse caso, o açúcar acaba se ligando às proteínas da pele, como o colágeno, ajudando a formar rugas. Já a gordura em excesso fica acumulada no tecido subcutâneo de forma irregular, provocando celulite e aquela barriguinha localizada.

7. FAZER A BARBA INCORRETAMENTE

Use gel ou espuma de barbear - que amolecem o pelo - para facilitar o deslizar da lâmina. Barbear a seco, certamente, causará irritação, pelos encravados e o surgimento de pontos de inflamação, fatores que literalmente mancham a aparência de um homem. Opte por um aparelho de precisão que diminui as chances de repuxão dos pelos. Por fim, vá sem pressa e sempre raspando no sentido do crescimento dos pelos. Assim, não haverá cortes ou marcas e sua face estará impecável. Use loções pós-barba para hidratar a pele e, se for o caso, invista também em cremes anti-rugas.

8. PELO CORPORAIS EM EXCESSO

É importante evitar que uma parte do seu corpo se ligue a outra através dos pelos. Embora seja comprovado que a overdose de fios corporais favorece a proliferação de fungos e bactérias, o conselho não se trata apenas de higiene ou tendência. Existem proporções corporais que nos são inconscientemente belas. E essa beleza está, na maioria das vezes, conectada à proporção entre as partes de um corpo. Quando os pelos ligam partes diferentes, prejudicam a maneira como as outras pessoas identificam sua proporcionalidade. Esteticamente falando, você parecerá menos bonito aos olhos alheios. Por isso, capriche na raspagem de pescoço, peito e costas, áreas que geralmente são deixadas de lado.

9. ALIMENTOS PROCESSADOS

Congelados e toda aquela oferta de comida pronta encontrada nas geladeiras dos supermercados são aquelas refeições que já chegam no seu prato quase sem nutrientes. Grande parte dos alimentos processados ​​não são suficientes para fornecer ao corpo tudo o que a gente necessita. Você não vai apenas ganhar peso, mas também irá alterá suas taxas. A ideia é consumir "comida de verdade", ter um prato repleto de alimentos naturais, como frutas, vegetais, cereais e bastante líquido.

10. PRODUTOS RUINS PARA O ROSTO

Por falta de costume, muitos homens não tomam cuidado na hora de escolher os produtos para cuidar da pele. É necessário ser criterioso na hora de adquirir sabonetes, hidratantes e outros itens relacionados. Aliado à isso, é preciso identificar seu tipo de pele para que os cremes e loções escolhidas sejam compatíveis com você. Vá ao dermatologista e cuide da sua saúde!

Por: João Vítor Castanheira



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS