Pele negra é mesmo mais oleosa?

Homem fazendo a barba.
Acabe com algumas dúvidas a respeito dos cuidados com a pele negra após o barbear. (Créditos: Getty Images)

Fazer a barba é um procedimento que exige alguns cuidados e, nessas horas, os homens de pele negra precisam ter uma atenção especial. Com a melanina e o colágeno em nível elevado, peles mais escuras resistem ao envelhecimento e rugas, mas, por outro lado, estão mais propensas ao surgimento de manchas e produção em excesso de oleosidade. Além disso, homens negros, em sua maioria, têm a barba com fios crespos e grossos, característica que também precisa de uma atenção para que seja possível evitar aqueles pelos encravados incômodos. Para te ajudar a cuidar corretamente da pele negra na hora de fazer a barba, conversamos com a dermatologista Camila Rosa e reunimos tudo que você precisa saber. Confere o papo!

Controle a oleosidade da pele negra com uma esfoliação facial

Como a pele negra tende a ser mais oleosa, uma boa pedida é apostar em uma esfoliação semanal para remover as impurezas, abrir os poros e renovar a aparência da sua pele. “A pele negra possui as glândulas sebáceas maiores e mais ativas, fazendo com que tenha uma tendência maior à oleosidade. Isso pode ser o fator responsável pelo desenvolvimento de cravos e acnes”, explica a profissional. Além disso, para assegurar a saúde do rosto, Camila orienta investir em um sabonete desenvolvido especialmente para seu tipo de pele. Aceita uma dica? Para controlar a oleosidade, lave o rosto duas vez ao dias. Lavar mais que isso pode levar ao efeito rebote - quando a pele passa a produzir mais óleo para compensar a barreira de proteção que foi removida.

Limpar o rosto na hora de fazer a barba é fundamental

Uma das etapas mais importantes na hora de fazer a barba é a higienização do rosto. A pele fica exposta a diversas impurezas no dia a dia e é a limpeza que vai ajudar a removê-las e assegurar a saúde da derme. “Nossa pele funciona como uma barreira de proteção contra as agressões externas. O ato de barbear pode gerar lesões. Caso a pele não esteja limpa, essas lesões funcionam como porta de entrada para microorganismos como fungos e bactérias, podendo gerar infecções”, acrescenta. 

Invista em produtos pós-barba com uma ação hidratante  

A hidratação facial após se barbear é fundamental para todos os tipos de pele, inclusive a negra, pois ela que vai repor a água e o nutrientes perdidos ao longo dia. Apesar de algumas pessoas acreditarem que uma pele oleosa não precisa ser hidratada, elas estão muito enganadas. Quando esse tipo de pele fica ressecada, ela está propensa a produzir ainda mais oleosidade. “Para o pós-barba, são necessários produtos que recuperem os danos gerados pelo barbear. São importantes substâncias regeneradoras, calmantes e hidratantes, como aloe vera, camomila, dexpantenol, ácido hialurônico”, recomenda a dermatologista. 

O protetor solar deve ser usado diariamente para evitar o surgimento de manchas

Outro erro comum que as pessoas costumam cometer é o de acreditar que na pele negra não precisa ser aplicado o protetor solar. No entanto, a pigmentação dessa derme a torna ainda mais suscetível ao surgimento de manchas quando exposta ao sol. “Apesar da pele negra ter mais melanina e, assim, uma proteção maior, isso não é suficiente para que não haja dano solar. O FPS (fator de proteção solar) tem que ser no mínimo 30”, afirma a profissional. Por esse motivo, é necessário investir no uso diário do produto.

Dra. Camila Rosa é dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em pele negra | CRM/SP: 143799 | Instagram

Por: Luiza Soares



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS