Quais são os modelos de barba ideais para o trabalho?

Um homem mira o horizonte de frente para o observador. Ele tem uma barba cerrada ruiva bem desenhada e um olhar confiante.
A barba cerrada é uma boa opção para quem não pode ter uma barba comprida mas não quer adotar o rosto completamente liso (Créditos: Shutterstock)

Não é novidade que as barbas vêm conquistando cada dia mais espaço no visual masculino. Mas e quando o assunto é ambiente de trabalho? Existem modelos de barba que sejam proibidos e outros que sejam recomendados aos homens que querem passar uma boa impressão profissional? Se você compartilha dessas dúvidas, mas ainda não havia encontrado as respostas, não tema! A gente te mostra alguns estilos favoráveis aos ambientes e eventos corporativos. Confira!

Barba cerrada ou por fazer é alternativa de fácil manutenção, elegante e se adapta a locais diferentes

Barba cerrada exige manutenção semanal para manter os pelos em comprimento curto
(Créditos: Shutterstock)

Um dos estilos mais interessantes de barba para se ter no ambiente de trabalho é a barba por fazer. Esse modelo de barba caracteriza-se por seus pelos curtos, em um comprimento que cria uma espécie de sombreado sobre a mandíbula no rosto masculino. Por essa razão, esse estilo é elegante ao mesmo tempo em que também é versátil, conseguindo se adaptar bem em locais diferentes, seja em uma reunião de negócios, no dia a dia do trabalho ou nos momentos de happy hour de sua empresa. A barba cerrada traz estilo, sempre mantendo uma imagem limpa em sua aparência.

Além disso, a barba cerrada também é ideal para homens que não têm muito tempo para a rotina de cuidados, visto que ela necessita ser aparada apenas de uma a duas vezes por semana, sem contar, é claro, com o uso de shampoo e um pouco de balm para higienizar e hidratar os fios. Não esqueça de deixá-la bem delineada em seu formato. Isso vai garantir um pouco mais de contraste entre os pelos e a sua pele.

Barba cheia, em comprimento curto a médio, deve ter os pelos constantemente aparados

Quem tem barba curta a média deve manter os pelos em excesso sempre raspados,
a fim de conquistar um visual limpo (Créditos: Shutterstock)

Caso você esteja se perguntando se há algum estilo de barba que permita pelos um pouco maiores, mesmo em ambientes como escritórios e repartições públicas, a resposta é sim. Os estilos de barbas curtas a médias, mas cheias, contando com pelos no mesmo comprimento por toda sua extensão, são boas opções. Esse modelo de barba é mais cheio que as barbas cerradas, mas para cultivar um aspecto limpo, profissional e que transmite credibilidade, é necessário manter os pelos constantemente aparados.

Para isso, faça uso das máquinas de aparar pelos que possuem pentes de encaixe. Assim, você consegue definir o comprimento desejado para a sua barba nesses modelos. Faça a manutenção ao menos uma vez por semana; isso vai evitar o surgimento de frizz e pontas duplas. Novamente, lembre-se de remover com mais frequência ainda os pelos em excesso que forem surgindo, como os do pescoço e bochechas.

Barba em degradê e cavanhaque são opções válidas para quem tem falhas na barba

Cavanhaque é recomendado para quem tem falhas na barba
(Créditos: Shutterstock)

Uma barba falhada é algo que pode te incomodar em qualquer situação, especialmente no trabalho, pois é compreensível que nos ambientes profissionais você queira parecer mais "arrumado". Entretanto, há solução: o cavanhaque e o degradê na barba, modelos que valorizam homens que tenham falhas na barba.

Enquanto a barba em degradê é ideal para homens com falhas nas áreas das bochechas, visto que nessas regiões os pelos devem ser mais curtos que no queixo, o cavanhaque é uma ótima opção para quem desenvolveu apenas pelos no bigode, ampulheta e queixo.

Publicada originalmente em 26/04/2019. Atualizada em 27/11/2020.



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS