Cavanhaque fino: tudo que você precisa saber sobre esse modelo de barba

Um homem negro, de dreads amarrados e presos para trás e as laterais da cabeça raspadas, está ao lado de uma mulher de tranças e brinco nas orelhas em uma arquibancada. Ele veste uma camisa amarela e ela uma verde e os dois trazem nas costas, juntos, uma bandeira do Brasil. Os dois posam para uma foto com a língua para fora, enquanto o sol bate forte sobre suas cabeças. O homem exibe um cavanhaque fino, com poucos fios, mas bem conectado.
O cavanhaque fininho é perfeito para quem tem a barba falhada (Créditos: Shutterstock)

O cavanhaque fino é uma das melhores opções de barba para quem não tem fios muito fartos nos lados do rosto. Ele ajuda a alongar o visual, criando um olhar mais direcionado para a linha vertical, sendo perfeito para quem tem o formato mais arredondado e quer disfarçar isso. Tem vontade de aderir a esse estilo, mas não sabe se sua barba é adequada para ele? Vem com a gente que te informamos tudo sobre um cavanhaque fino!

Cavanhaque fino deve ter linhas precisas e pode ser feito em quem tem falhas na barba

Um dos motivos que leva muitos homens a optar pelo cavanhaque é o fato de terem falhas nas laterais da barba. Se esse é o seu caso, você consegue desfrutar dos cavanhaques finos por precisar apenas dos pelos que naturalmente se concentram na região central do rosto, proporcionando assim um efeito de rosto mais alongado, visualmente. Mas vale ficar atento a alguns itens. É o que revelam os barbeiros Chico e Leandro Araujo, da Garage Barbearia: "Para homens com falhas na lateral do rosto, o cavanhaque pode ser o estilo perfeito. Dependendo da localização e extensão da falha, é sim possível obter o cavanhaque fino. Mas, o ideal é não ter falhas no bigode e no queixo, pois é fundamental que esse estilo seja bem simétrico e com linhas precisas", esclarece Leandro.

Para manter o cavanhaque fino é preciso observar o contorno e manter os pelos sempre aparados

Conquistar um cavanhaque fino pode te trazer dúvidas sobre qual é a espessura correta para que ele seja, de fato, considerado fino. A principal dica, nesse caso, é observar o contorno natural do seu cavanhaque. Partindo disso, você deve retirar os pelos que fogem ao desenho e, gradativamente, com a ajuda de lâminas de barbear novas e afiadas, definir o contorno do cavanhaque. Por si só, essa técnica já traz um aspecto delineado e afinado. Para que o cavanhaque se mantenha fino, é questão de quanto dos pelos você raspa para obter esse efeito. Também é necessário prestar atenção no comprimento dos fios: "O ideal é que os pelos sejam aparados sempre, a fim de manter o alinhamento preciso", orienta Chico. Vale lembrar que sempre é válido o uso de shampoo e balm na região, a fim de garantir limpeza e hidratação adequadas dos fios.

Cavanhaque fino garante visual mais clássico e clean, recomendado aos que se importam com detalhes

O cavanhaque por si só já é um tipo de barba democrático, podendo ser usado por todos os formatos de rosto e sendo uma possibilidade para quem tem poucos fios de barba. No entanto, para quem gosta ainda mais de detalhes, preza por uma aparência com ar mais rebuscado e tem um compromisso maior com a barba, o cavanhaque fino é uma boa aposta. "O cavanhaque fino garante um visual mais clássico e limpo. Pela simetria e precisão, ele é recomendado para homens que se importam com a aparência, com os detalhes e têm personalidade", recomenda Leandro. Sendo assim, se você busca por um estilo mais casual e despojado, o mais interessante é apostar nas variáveis como o Van Dyke, que dispõe de pelos levemente mais alongados, aproximando-se de um estilo mais alternativo.

Chico e Leandro Araújo são barbeiros na Garage Barbearia, na Rua José Higino, 115 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ. | Instagram.



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS