Como deixar crescer um bigode?

Homem fazendo uso do bigode.
Crescer um bigode pode ser complicado, mas temos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. (Créditos: Shutterstock)

Atualmente, com os pelos faciais cada vez mais aceitos em diferentes contextos e situações, é normal que os homens mudem de visual com alguma frequência durante o ano, passando de uma barba curta a uma longa, por exemplo. No meio do caminho (e do rosto), no entanto, está o bigode, um estilo que já esteve na moda, caiu em desuso e agora está voltando com tudo. Se você tem o rosto liso e quer deixar um bigode de respeito, ou pelo contrário, se tem uma barba que lenhador nenhum colocaria defeito e quer raspar tudo, deixando apenas o bigode, temos algumas dicas para te ajudar nesse processo!

Partindo de um rosto liso, deixe a barba crescer, lembrando de hidratar os fios

Se você está partindo de um rosto liso e seu desejo é ostentar um bigode, primeiro comece por deixar a barba crescer. Para isso, cuide corretamente da limpeza dessa área, lembrando, também, de utilizar balm ou óleo para hidratar a região, garantindo a integridade dos fios. Essa etapa é importante, pois, utilizando um shampoo específico, você consegue limpar os fios de forma suave, sem que eles fiquem ressecados e duros. Já com a utilização de balm e óleo é possível notar um brilho e maior maciez aos fios, que dificilmente apresentarão pontas duplas. A ideia é usar a barba para disfarçar o início do crescimento do bigode, que costuma ficar bem ralo antes de ganhar corpo.

Estimule o crescimento da barba com esfoliações constantes

Se você estiver notando um crescimento mais lento que o esperado da barba, invista em algumas dicas que podem acelerá-lo, como a esfoliação. A esfoliação é um processo que consiste na limpeza profunda de pele, removendo células mortas, gorduras e todo o tipo de impurezas que se acumulam, especialmente nos poros, inclusive as que se mantém abaixo dos pelos da barba. Assim, estimule o crescimento da sua barba com esfoliações constantes, realizando o método de duas a três vezes por semana.

Depois de ter conquistado o comprimento desejado, raspe tudo, ficando só com o bigode

Depois de algum tempo, já com os pelos crescidos o suficiente para que você possa adotar o estilo que quer, tendo conquistado o comprimento desejado, raspe tudo, ficando só com o bigode. Para isso, lembre-se de lavar o rosto com água quente a morna, responsável por abrir os poros. Em seguida, utilize lâminas de barbear novas e aplique o gel ou creme de barbear, permitindo que você visualize melhor a área a ser raspada. Raspe os pelos no sentido de crescimento deles e, após essa etapa, aplique um pós-barba sem álcool, para evitar irritações.

Se estiver com uma barba cheia, apare os pelos, raspe-os e mantenha só o bigode

Se você estiver com uma barba cheia e/ou longa, talvez seja ainda mais fácil conquistar o bigode. O primeiro passo é aparar os pelos, tanto para barbas longas, quanto para barbas cheias. Isso vai facilitar a raspagem dos fios, diminuindo o atrito entre as lâminas do barbeador e a pele. Em seguida, raspe a barba, exatamente como indicado acima. Se sua barba for muito longa, vale a pena investir em uma máquina de corte, para deixar os pelos mais curtos, favorecendo a passagem das lâminas. Caso você não tenha uma, pode utilizar uma tesoura, mas com cuidado para evitar cortes e para não atingir o bigode.

Apare o bigode com uma tesoura e utilize balm ou cera para modelar

Com o bigode conquistado, é importante cuidar do formato dele. Para isso, apare o seu com uma tesoura específica a esses pelos, removendo o comprimento em excesso que fica sobre o lábio superior e, também, qualquer fio muito rebelde. No dia-a-dia, utilize balm ou cera para modelar, o que vai garantir que os pelos do bigode fiquem alinhados, no formato que você quiser.



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS